Responsabilidade Social Holcim Brasil

Para a Holcim Brasil, responsabilidade social é uma questão estratégica e prioritária. Faz parte da política integrada de gestão e do planejamento de negócios da empresa. Orienta decisões, promove ações.

O compromisso da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é dialogar e manter relacionamento de mútuo respeito e confiança com as partes interessadas (stakeholders). É contribuir para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, de seus familiares e das comunidades do entorno das operações da Holcim. A responsabilidade social inclui também relacionamentos com clientes e fornecedores, além de iniciativas voltadas ao estabelecimento de bases para o futuro da sociedade.

A partir da política mundial do Grupo Holcim, levando-se em consideração a opinião dos stakeholders, foi elaborada a Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da Holcim Brasil, que estabelece seis pilares de atuação:

  • conduta nos negócios;
  • práticas empregatícias;
  • saúde e segurança do Trabalho (SST);
  • envolvimento com a comunidade;
  • relacionamento com clientes e fornecedores;
  • monitoramento e relato de desempenho.


Além dos projetos do Instituto Holcim, a Holcim realiza outras ações de envolvimento com a comunidade:

  • Comitê com a Comunidade
    Realizado desde 2004, em Barroso, e desde 2008, em Pedro Leopoldo, o Comitê com a Comunidade é um canal de diálogo, participativo, que tem o objetivo de criar e manter fórum para relacionamento com as partes interessadas. As pautas são definidas conjuntamente, levando ao conhecimento das lideranças da comunidade como são as operações da Holcim, incluindo ações sociais, ambientais e culturais, além de temas gerais, de interesse da comunidade. São realizados quatro encontros ao longo do ano e é uma oportunidade de apresentação de projetos e prestação de contas, da empresa e da comunidade.
  • Programa Portas Abertas
    São visitas da comunidade e famílias de funcionários à unidade para conhecer mais sobre a empresa, processo produtivo e ações de responsabilidade socioambiental.
  • Plano de Relacionamento com a Comunidade (Community Engagement Plan – CEP)
    O CEP visa construir um diálogo estruturado com as partes interessadas da unidade, orientar os investimentos sociais, além de consolidar o relacionamento com a comunidade e outras partes interessadas na esfera de influência de uma unidade operacional. O plano da localidade traz uma foto atual da situação de relacionamento com a comunidade (diagnóstico) elaborado com base no levantamento socioeconômico e expectativas da comunidade, identificadas por meio de entrevistas, e define a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da unidade.
 
 

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