RedEAmérica

RedEAmérica no Brasil

O Bloco Brasil, iniciou sua atuação em 2002, atualmente é composto por 11 membros. São eles: Ação Comunitária, Fundação Aperam Acesita, Instituto BRF, Fundação Francisco Xavier Kunst, Fundação Otacilio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Holcim, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos. As organizações membros da RedEAmérica no Brasil compartilharam três fundos: Fundo BR, Iniciativa Comum e PorAmérica.

 

 


Iniciativa comum - Parceria entre a Fundação Inter-Americana (IAF) e a RedEAmérica, a Iniciativa Comum (Edital 2010) teve como objetivo principal colaborar para ampliar e qualificar a participação de jovens nos espaços de governança participativa em territórios,  por meio do apoio a projetos de coletivos jovens, nos estados de Espírito Santo , Minas Gerais, Rio de Janeiro  e São Paulo.

Foram identificadas experiências já em andamento, sendo selecionadas três redes com atuações relevantes e lideradas por jovens produtores de tecnologia social de base que encontram soluções de baixo custo e elevado impacto social para suas comunidades. Essas redes, por sua vez, selecionaram, por meio de editais criados e geridos por elas, 22 projetos juvenis situados em nove municípios de quatro estados do Sudeste, que contam com a participação ativa de 270 jovens.

Os parceiros do Bloco Brasil envolvidos nessa parceria foram: Fundação Aperam Acesita, Instituto Indusval, Fundação Otacílio Coser, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Arcor Brasil, Instituto Camargo Corrêa e Instituto Holcim.

Mais informações: www.iniciativacomum.org.br

 


Fundo BR - Os membros da RedEAmérica no Brasil criaram o Fundo Brasil (Fundo BR), em parceria com a IAF (Inter-American Foundation), para fortalecer organizações e projetos de desenvolvimento de base no País. Além do apoio financeiro, as organizações recebem ajuda técnica por meio de capacitações. Desde 2008, 23 projetos já foram apoiados por meio de três editais.

Desde 2008 foram apoiados 23 projetos por meio de três editais.

Mais informações: www.redeamericabrasil.org/acoes-fundo-br

 


Fundo Comunidade em Rede (FCR) – Fruto do convênio BR 880, mantido entre alguns membros do Bloco Brasil da RedEAmérica e a Fundação Interamericana (IAF) do governo dos Estados Unidos.

Os objetivos são o fortalecimento das organizações de base e a elaboração de projetos territoriais coletivos. A expectativa é de estruturação de redes por comunidades autônomas e fortalecidas, com o apoio e protagonismo dessas organizações.

O convênio foi assinado em 2012. Ao longo de 2013 foram realizados encontros de formação para as organizações/redes locais participantes do Fundo Comunidade em Rede, em 10 municípios de quatro estados brasileiros onde serão implementados 11 projetos, elaborados de forma coletiva, e que terão o apoio de membros do Bloco BR da RedEAmérica. Os projetos serão executados de 2014 a 2016, quando, ao final, será realizado um encontro nacional e elaborado documento com recomendações à IAF. Os projetos que contemplam este fundo são:

Bahia

Cachoeira e São Félix - Projeto “Ponte Saberes e Fazeres”, apoiado pelo Instituto Votorantim.


Espírito Santo

Vila Velha - Projeto “Práticas de Cidadania: Faça a Diferença” e Projeto “Transformando e Compartilhando Saberes”. Signatário: Fundação Otacílio Coser.


Minas Gerais

Pedro Leopoldo – Projeto “Rede Comunitária em Ação” (Recoa), apoiado pelo Instituto Holcim.

Veredinha e Itamarandiba – Projeto “Apicultura em Rede no Vale”, tendo a Fundação Aperam Acesita como signatário.

Timóteo – Projeto “Um Novo Tempo”. Signatário: Fundação Aperam Acesita.

Três Marias – Projeto “Três Marias em Rede: Capacitação e Cidadania em Foco”, com apoio do Instituto Votorantim.


São Paulo

Bragança Paulista – Projeto “Teia: Ações Comunitárias Articuladas” e Projeto “Fala Comunidade”, com apoio do Instituto Arcor Brasil.

Ubatuba – “Maré Alta”, tendo o Instituto Arcor Brasil como signatário.

Jacareí - Projeto “Conquistar Espaços”, com suporte do Instituto Camargo Correia.

 


PorAmérica - O programa PorAmérica, Programa Fortalecimento de Organizações de Base para Combater a Pobreza, promovido e cofinanciado pela RedEAmérica em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Consório para o Desenvolvimento Comunitário, foi realizado de 2012 a 2014 e visou melhoria das condições econômicas das famílias de baixa renda dos países participantes, consolidando um modelo de desenvolvimento de base, de fortalecimento organizacional e de geração de renda, mediante alianças entre organizações de base e organizações empresariais. O programa envolveu 28 fundações-membros da RedEAmérica de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala e Perú.

No total, foram apoiados 71 projetos em benefício direto de 164 organizações de base. Os projetos apoiados estão vinculados aos setores agropecuário e piscícola (37%), agroindústria (15%) e artesanato (15%).

O Instituto Holcim apoiou as seguintes iniciativas: “Ação e Reação”, “Arte em Malhas”, “Ascab em Novos Horizontes”, “Construir”, “Empreendedor Solidário”, “Gerando Futuro” e “Mãos na Massa”.

 
 

Busca de Projetos